Pages

Instagram

Minha meta!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Temperos e ervas...e o prazer em cozinhar!

Boa noite ...
Hoje novamente vim falar de temperos...
Na verdade no prazer que nos dá cozinhar...
As vezes a correria do dia-a-dia apaga o prazer que é você ir para a cozinha e preparar algo saboroso.
Mas não devemos deixar isso de lado, mesmo que seja apenas no domingo, sinta prazer em cozinhar, sentir o cheiro dos temperos, da comida...É uma delícia.
Feliz daqueles que tem temperos frescos a mão, lembro que nas minhas férias passava na casa da minha avó e ela tinha um horta lindaa... cheia de verduras legumes e temperos.Até pé de louro ela tinha.Vem de família esse amor pela cozinha...minha avó cozinha muito bem, minha mãe que é cozinheira profissional, que sempre cozinhou muito bem por isso sou gordinha! kkkkk
O importante é você ter prazer em cozinhar, usar temperos, ervas oque você desejar!Use a imaginação...em algumas coisas você nem vai precisar usar o sal, oque vai diminuir a retenção de líquidos.
 Vou deixar aqui algumas coisas sobre temperos...

Cardamomo: O cardamomo é indispensável na culinária indiana. Também muito utilizado pelos suecos na fabricação de biscoitos e pães, além de ser um dos ingredientes do curry(garan massala). Os ramos pretos são usados, principalmente, na rica culinária Moglai. Os ramos verdes são utilizados em doces e conservas e as sementes são usadas em xaropes. Os ramos e as sementes têm sabor refrescante e adocicado, são utilizados nas bebidas feitas com iogurte e no chá indiano(chai).
Cominho: As sementes negras inteiras tem forte sabor adocicado de ervas e são muito utilizadas na culinária indiana, as sementes verdes ou brancas são usadas inteiras ou em pó. Dá um sabor especial em massas, pratos feitos com arroz, lentilhas, ervilhas secas, legumes e iogurte.
Garam Massala(popularmente conhecido como Curry):  O nome significa "temperos sortidos", é composto geralmente por cominho, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, canela, cardamomo, coentro em pó e noz-moscada, é encontrado nas seções de temperos de qualquer supermercado com o nome de "Curry", que na verdade  é o nome de um planta. Não é da mesma qualidade das massalas indianas, portanto se quizer uma massala de verdade faça a sua em casa. Pode-se ser acrescentado em todos os legumes, carnes ou aves e até mesmo em molhos para massas, dependendo do paladar de quem for comer...Tem sabor forte e picante..Pode ser em poucas pitadas, só para dar um leve toque picante e perfumado no prato, ou em boas colheradas para dar cor, sabor e aroma predominantes ao prato..Se você ainda não conhece este tempero maravilhoso, recomendo que experimente usar o "curry" para  temperar batatas cozidas ou arroz, para se conhecer o sabor e saber em qual prato ele se adequa mais ao seu paladar.
Noz-moscada: É um tempero usado em pequenas quantidades , para dar um sabor sutil a pratos de carne ou arroz, também usada em bolos ebiscoitos.
Páprica Picante: Como o nome já diz, é  picante, com o sabor mais acentuado. Substitui  ou é acrescentada à páprica doce, nas mesmas receitas.
Gengibre:  É uma raiz de aromática  de gosto forte e picante. Muito utilizado na culinária asiática, principalmente na indiana e japonesa. Pode ser usado ralado, em pó, ou picado. Dá um toque especial ao Yakissoba, pode ser usado em carnes e aves, em legumes, grão-de-bico, lentilha, arroz e sopas. Em forma de chá é excelente contra reumatismo, gripe e inflamação no aparelho respiratório, è um excelente descongestionante nasal. Mastigado em pequenas quantidades, o gengibre acalma dores no estômago.
Noz-moscada: É um tempero usado em pequenas quantidades, para dar um sabor sutil a pratos de carne ou arroz, também usados em bolos e biscoitos.
Manjericão:  Ingrediente indispensável na culinária italiana. Tem um sabor  levemente picante e refrescante. Pode ser usado em grandes quantidades se agradar ao paladar. Suas folhas frescas dão sabor especial a molhos, pizzas, sanduíches, carnes e legumes. Ingrediente base do famoso molho "pesto".
Alecrim: Sabor forte e marcante pode ser usado em peixes, aves, carnes, massas e molhos. O salmão fresco temperado com alecrim e pimenta do reino fica delicioso. Deixar a carne do churrasco de molho no vinho tinto e alecrim dá um sabor inigualável.
Tomilho: Usado em  molhos, massas, guisados, carne assada e recheios.
Orégano: A mais popular das ervas aromáticas, usada em pizzas, sanduíches, carnes, saladas e legumes.

Espero que gostem!
Beijoss

7 comentários:

  1. Aiai..adoro temperinhos tbm...sou ousada na cozinha, mas maridão reclama às vezes..rsrs
    Adoroooo todos os gostos...cheiros...
    MAs faço o gosto de todos..e claro o meu!rsrsr

    Super cheiro de manjericão pra ti!

    An@

    ResponderExcluir
  2. Oie! Eu adoro cozinhar e uso alguns desses temperinhos que você mencionou. Beijoo,

    ResponderExcluir
  3. Pois é menina, hoje fiz meu regime direitnho.. tirando o almoço que comi um pouquinho demais.. mais segunda-feira vou começar com tudo na academia.. bjoks e obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi!Vim agradecer pelo carinho!Também amo temperos , pena que nem sempre encontramos fresquinhos, como vc falou deve ser uma maravilha ter uma horta em casa.Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oi amiga eu adorooooo essas érvas sempre ocupo pra cozinhar,dá um gostinho todo especial né?

    E ai motivada???

    Bom final de semana pra ti...

    beijão

    ResponderExcluir
  6. Linda,
    Tô gostando de ver toda esta animação.parabéns.
    Qdo crescer quero ser igual vc..rsrs..
    Bjokitas.

    ResponderExcluir
  7. Humm... tempero tranforma a comida!

    ResponderExcluir

Oie flores...Que bom que vieram...Adoro receber seus comentários!
Beijos

Medidas!

Medidas!

Meta do marido!

Publicidade