Pages

Instagram

Minha meta!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Mitos sobre Carboidratos!


Os carboidratos engordam?


Muitas pessoas que querem emagrecer deixam de comer alimentos como cereais, massas, arroz e pão, por causa da crença popular a respeito de que comer este tipo de alimentos engorda.
Faz décadas que ouvimos falar que as dietas pobres em carboidratos fazem perder peso rapidamente. Um exemplo disso é a famosa Dieta do Dr. Atkins, que tem influenciado tanto pessoas que querem emagrecer quanto muitos profissionais de saúde.
Mas isto é verdade ou não passa de uma crença popular sem fundamento?

Mitos sobre os carboidratos:

- “Os alimentos ricos em carboidratos engordam”.
Falso! As calorias que aportam os carboidratos são as mesmas aportadas por outros tipos de alimentos. A única forma de um alimento rico em carboidratos lhe fazer engordar é comendo em excesso para o seu padrão de gasto energético.
- “Não devemos consumir alimentos ricos em carboidratos depois das 8 da noite”.
Falso! Depois das 8 da noite nosso corpo continua gastando energia, devido a que os processo metabólicos do organismo não param, inclusive enquanto dormimos.
- “Não devemos consumir carboidratos junto com proteínas”.
Falso! Carboidratos e proteínas se potencializam quimicamente quando estão juntos, melhorando a qualidade da alimentação e a absorção de nutrientes por parte do nosso organismo.
- “Não é bom consumir carboidratos antes de fazer exercícios”.
Falso! O consumo de carboidratos até uns 20 minutos antes de qualquer atividade física é importantíssimo para fornecer energia e manter o nível de glicose do nosso sangue em níveis ótimos, evitando assim a fadiga causada pelos exercícios.

Fatos importantes sobre os carboidratos

Carboidratos em excesso engordam, entretanto, eles são fundamentais para nossa saúde, sendo a principal fonte de energia que podemos dar ao nosso organismo.
Uma dieta pobre em carboidratos pode produzir fadiga, diminuição do rendimento físico e psíquico e alterações prejudiciais no cérebro, ocasionando confusão, tonturas e até desmaios nos casos mais graves.
Toda dieta saudável deve incluir alimentos de cada um destes três grupos: gorduras, proteínas e carboidratos.
Então o segredo é: coma carboidratos com moderação e combine com outros grupos de alimentos. Monte pratos coloridos. Quanto maior for a variedade de cores do seu prato, maior será a quantidade de nutrientes que você estará ingerindo e mais saudável será sua alimentação.

Fonte: http://www.blog.vivaplenamente.com/carboidratos-engordam/

6 comentários:

  1. coração é sempre muito bom relembrar tudo isso. Valeu.
    Bj Enê emagreSER Saudável e Feliz.

    ResponderExcluir
  2. legaaaal, bom saber ^^


    bj

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo tudo que você disse.

    Eu estou emagrecendo e comendo de tudo.


    bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade é um pouco mais complicado que isso que foi postado, algumas aulas de bioquímica estão me fazendo entender o papel dos carboidratos no corpo, o ideal a principio é comer sim carboidratos em quantidade não elevada e dar prioridade aos carboidratos complexos. Estou fazendo uma pesquisa um pouco mais profunda sobre o papel dos carboidratos na R.A postarei em breve.

    ResponderExcluir

Oie flores...Que bom que vieram...Adoro receber seus comentários!
Beijos

Medidas!

Medidas!

Meta do marido!

Publicidade